Cistos

Conhecidos popularmente por "cistos sebáceos", os cistos encontrados com maior frequência são os epidérmicos e os triquilemais. O conteúdo de ambos não é sebo e sim queratina, a substância que forma a camada mais superficial da pele.

cistosAPROVADO

Manifestações clínicas

• Cistos epidérmicos: são os mais frequentes e resultam da proliferação de células da epiderme dentro da derme, o que ocorre devido a uma tendência genética. As lesões são esféricas, geralmente móveis, indolores, de consistência elástica ou endurecida. Podem variar de pequenos cistos (menores de 1cm) até lesões com vários centímetros de tamanho. A cabeça, pescoço e tronco são as regiões mais afetadas. Pode haver um ponto central, escuro, da abertura de um folículo piloso. Os cistos são assintomáticos mas, se localizados sobre extremidades ósseas do tronco ou no couro cabeludo, podem causar incômodo ao deitar ou se encostar. Em caso de inflamação secundária por ruptura da cápsula e/ou infecção, o cisto torna-se avermelhado, quente e doloroso.
  • Milium: são pequenas lesões amareladas ou esbranquiçadas, superficiais, localizadas frequentemente na face e, principalmente, ao redor dos olhos. Em alguns casos o milium pode atingir tamanhos maiores. Pode surgir também em cicatrizes.
  • Lúpia: lesões arredondadas ou ovaladas, de coloração amarelada, que surgem na bolsa escrotal ou grandes lábios e aparecem na fase adulta.
  • Cistos triquilemais: ​também cahamados de cistos pilares são menos frequentes e se originam do folículo piloso, ocorrendo principalmente no couro cabeludo.

O tratamento dos cistos é cirúrgico. Dependendo do tamanho, tipo e localização da lesão, o procedimento poder ser apenas a incisão, drenagem do conteúdo do cisto e destruição da cápsula com cáusticos.

O mais recomendado é a retirada completa do cisto incluindo a sua cápsula. A permanência da cápsula, ou de um fragmento desta, pode ser responsável pelo retorno da lesão.

Deve-se evitar espremer os cistos, pois isso pode provocar a ruptura de sua cápsula e eliminação de seu conteúdo dentro da pele, o que causa inflamação intensa no local.

O milium pode ser destruído com a aplicação de determinados cáusticos ou através de uma micro incisão para a retirada do seu conteúdo.