Doenças sexualmente transmissíveis

Doenças sexualmente transmissíveis são doenças infecciosas que se transmitem essencialmente (porém não de forma exclusiva) pelo contato sexual. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua disseminação.

Causa

Vários tipos de agentes infecciosos (vírus, fungos, bactérias e parasitas) estão envolvidos na contaminação por DST, gerando diferentes manifestações, como feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.

Bactérias

Fungos

• Candidíase (Candida albicans)

Vírus

• Hepatite
  • Herpes simples
  • HIV ou Aids
  • HPV
  • Molusco contagioso

Parasitas

• Piolho-da-púbis

Protozoários

• Tricomoníase (Trichomonas vaginalis)

• Preveservativo: O preservativo é um dos métodos mais seguros contra as DSTs.
  • Vacina: Alguns tipos de HPV e a Hepatite A e B podem ser prevenidas através da vacina.

dst

Algumas DST's são de fácil tratamento e de rápida resolução quando tratadas corretamente, contudo outras são de tratamento difícil ou permanecem latentes, apesar da falsa sensação de melhora. As mulheres representam um grupo que deve receber especial atenção, uma vez que em diferentes casos de DST os sintomas levam tempo para tornarem-se perceptíveis ou confundem-se com as reações orgânicas comuns de seu organismo. Isso exige da mulher, em especial aquelas com vida sexual ativa, independente da idade, consultas periódicas ao serviço de saúde.

Certas DST's, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves como infertilidade, infecções neonatais, malformações congênitas, aborto, câncer e a morte. Num caso de DST, a primeira recomendação é procurar um médico, que fará diagnóstico para que seja realizado um tratamento. Também há o controle de cura, ou seja, uma reavaliação clínica. A automedicação é altamente perigosa, pois pode até fazer com que a doença seja camuflada.