Vitiligo

Vitiligo caracteriza-se pela diminuição ou falta de melanina (pigmento que dá cor à pele) em certas áreas do corpo, gerando manchas brancas nos locais afetados. As lesões, que podem ser isoladas ou espalhadas pelo corpo, atingem principalmente: genitália, cotovelos, joelhos, face, extremidades dos membros inferiores e superiores (mãos e pés). O vitiligo incide em 1% a 2% da população mundial.

Dica-para-o-tratamento-da-doença-de-Vitiligo

Causas

A causa do vitiligo ainda é desconhecida, porém a teoria mais aceita para o desencadeamento da doença é a teoria auto-imune.

Essa teoria baseia-se que haja formação de anticorpos que atacam e destroem o melanócito ou inibem a produção de melanina. Parece estar associado a outras doenças auto-imunes, como diabetes e doenças da tireóide. Há ocorrência familiar em 20% a 30% dos casos.

Manifestações clínicas

Aparecem manchas brancas e bem delimitadas espalhadas pelo corpo. Não há como prever a surgimento e a evolução da doença, podendo ocorrer em um mesmo paciente, regressão de determinadas lesões e surgimento de outras novas.

Apesar dos danos estéticos que acarreta, o vitiligo não causa nenhum prejuízo à saúde.

Diagnóstico

O diagnóstico de vitiligo é clínico, isto é, o médico deve examinar as lesões e pedir exames laboratoriais para determinar se o paciente  portador de vitiligo apresenta doenças autoimunes associadas. Algumas manchas brancas podem ser provocadas pelo sol ou por micoses e não constituem lesões de vitiligo.

d9ae374a530c8cfaef09222b96e6cef1_tumblr_nl3ed32vyx1toefc1o5_1280

Os tratamentos convencionais são longos e geralmente envolvem aplicações de pomadas à base de corticóides, imunomoduladores  e fototerapia (exposição ao sol com uso de substâncias fotossensibilizantes). Raramente ocorre cura definitiva das lesões, pois há áreas que apresentam maior dificuldade de recuperar a pigmentação. Quando o processo afeta mais de 50% do corpo a opção de tratamento pode ser a despigmentação total da pele.

É importante levar em conta o estado psicológico do paciente, visto que fatores emocionais podem agravar o aparecimento e evolução das lesões.

Recomendações

• Tome sol com cuidado, por períodos curtos, usando protetor solar, evitando a exposição entre 10h e 16h
  • Reaplique o protetor solar a cada duas horas, especialmente se estiver na praia ou na piscina
  • Hidrate a pele normalmente. O portador de vitiligo não precisa de hidratantes nem sabonetes especiais