Clique para Chamar no WhatsApp

Microagulhamento

Microagulhamento

A indução percutânea de colágeno por agulhas (IPCA), conhecida popularmente por microagulhamento é uma técnica cirúrgica em que se utiliza um aparelho cilíndrico ou uma caneta, compostos por microagulhas em aço cirúrgico ou titânio que variam em comprimento de 0,25 a 3 mm.

As microagulhas penetram na pele várias vezes, fazendo com que haja um pequeno processo inflamatório local com liberação de fatores de crescimento, melhorando a estrutura da pele através da neocolagênese (formação de novo colágeno) e do aumento da microcirculação local, que promove aumento do aporte de nutrientes e de oxigênio e acelera a eliminação de metabólitos e toxinas.

Além dos benefícios das punturas feitas pelas microagulhas podemos realizar o Drug Delivery, que é um novo conceito que vem sendo utilizada em várias áreas da Dermatologia, uma vez que o microagulhamento aumenta a permeabilidade da pele, possibilitando maior penetração dos princípios ativos aplicados sobre a mesma.

Uma vez que estimula produção de colágeno, o tratamento é eficaz no combate ao envelhecimento cutâneo, amenizando as rugas e aumentando a firmeza da pele; melhora o aspecto de cicatrizes, em especial cicatrizes de acne; melhora a pigmentação da pele, sendo hoje uma das opções para tratamento do melasma refratário (de difícil tratamento) e no tratamento das rugas mais pronunciadas da face como as rugas periorais (código de barras).

É normal que a pele fique vermelha, coce e forme casquinhas nos primeiros dias após o procedimento. Em alguns casos, pode ficar inchado na região. Em três ou quatro dias a pele começa a descamar. A partir do sétimo dia, a textura e o viço da pele melhoram. Após 20 dias, melhora a pigmentação da pele e a partir de 45 dias nota-se redução das rugas.

 

É um procedimento doloroso?

O grau de dor varia de acordo com a sensibilidade de cada pessoa. Normalmente é considerada uma dor leve, bem tolerada com o uso apenas de creme anestésico 30 a 40 minutos antes do procedimento. Contudo, pode ser realizado bloqueio anestésico para os pacientes mais sensíveis a dor.

microagulhamento facial
microagulhamento facial