Foliculite da barba

sensotouch-lrg

Também conhecida como pseudofoliculite, é uma inflamação dos folículos pilosos que ocorre na área da barba, incluindo o pescoço.  Afeta homens de todas as raças e idades, principalmente entre 14 e 25 anos, mas sua incidência é maior entre negros e mulatos. Isto ocorre pois os pêlos encaracolados nascem fazendo uma curva e encravam com mais facilidade.

Após a raspagem, a ponta do pêlo raspado fica enterrada na pele e ao crescer, não consegue irromper na superfície da pele. Então, encurva-se gerando inflamação, que são vistas como bolinhas amarelas a avermelhadas semelhantes a espinhas, com coceira e dor. Caso haja contaminação do folículo do pêlo encravado por bactérias o quadro se agrava (foliculite), podendo ocorrer grandes lesões inflamadas que podem deixar cicatrizes.

O tratamento consiste no uso de sabonetes que contenham agentes anti-inflamatórios e secativos são indicados para limpeza diária do rosto e região da barba. É indicado fazer esfoliação antes do barbear com o objetivo de se fazer uma leve abrasão na pele e retirar a camada superficial de células mortas. Uma vez que o acúmulo destas células nos poros pode dificultar a saída do pêlo da pele. O uso de medicações a base de ácidos retinóicos e seus derivados também auxiliam, promovendo a regularização na formação da pele e com isto os poros ficam mais “livres”contribuindo para o pêlo emergir pela superfície.

Porém, para quem quer se livrar de uma vez por todas deste problema, o tratamento definitivo é a depilação a laser.

Saiba mais sobre a depilação a laser.

« Voltar para Tratamentos Masculinos