Formol em quantidade superior à dosagem permitida pela lei faz mal a saúde. Mas aí você se pergunta: eu quero ficar com o cabelo liso, então como posso fazer um tratamento com segurança?
Sim, se você optar por produtos que levam tioglicolato de amônia, hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio e hidróxido de guanidina. Eles têm autorização da Anvisa e alisam com sucesso, sem prejudicar a saúde.
7 dicas para alisar sem riscos
1. Antes de usar o produto, leia o rótulo da embalagem. Verifique as instruções de uso, precauções e advertências do fabricante.
2. Alise os fios sempre com um profissional de confiança, treinado e capacitado.
3. Exija que o cabeleireiro prepare o produto na sua frente. Infelizmente, alguns profissionais acrescentam formol à mistura, longe dos olhos da cliente.
4. Em caso de tosse, rouquidão, ardência, coceira ou queimação no couro cabeludo, interrompa o procedimento e lave imediatamente a cabeça apenas com água.
5. Desconfie se você ficar isolada das outras clientes do salão. Por causa do forte cheiro de formol – em quantidade acima de 0,2% -, alguns cabeleireiros realizam o procedimento em local separado.
6. Atenção: se o cabeleireiro ligar o ventilador ou colocar máscara ou toalha umedecida no rosto, é sinal de que o produto contém quantidade de formol acima da permitida.
7. Informe o profissional sobre quais alisamentos você já fez, para ele saber se as químicas são compatíveis.