É hora de tratar o melasma!

Mesmo tomando o maior cuidado no verão e “tomando banho” de protetor solar, lá estão elas, as manchinhas amarronzadas que insistem em aparecer no rosto – geralmente na testa, bochechas e buço. É o chamado melasma. A explicação, para tamanha insistência, é simples: mesmo protegendo a pele com protetores solares os raios de sol podem travessar os filtros solares e atingir a epiderme, camada da pele onde estão as células que produzem o pigmento que dá origem à mancha. Por isso, após o verão, o ideal é iniciar um novo tratamento, de acordo com o quadro que se apresenta naquele momento. Mas atenção, isso não significa que aplicar protetor solar seja em vão. Pelo contrário, é uma condição essencial no controle do problema. O melasma é uma doença crônica e recorrente, cujas principais causas são a exposição ao sol, fatores genéticos e alterações hormonais. Por isso, uma proteção solar rigorosa com filtros solares de amplo espectro e boa qualidade, que protejam contra luz solar e contra a luz visível é fundamental para não piorar as manchas.

Quem tem sabe, a batalha contra o problema é constante – e já que não tem cura, a saída é controlar os sintomas. Mas, a boa notícia é que os tratamentos, de um modo geral, são eficazes, cada um a seu modo e de acordo com a necessidade do paciente. O segredo está na indicação adequada para cada caso. Os especialistas defendem a teoria de que o tratamento precisa ser adaptado de acordo com a época do ano, já que tem relação direta com a incidência solar. No verão os protetores solares devem ser mais potentes e os cremes clareadores, mais suaves. No inverno, tratamentos cosméticos, peelings e laser são indicados.

Vale lembrar que o tratamento do melasma é prolongado, a resposta inicia, somente, após cerca de 45 dias, e o sol precisa ser controlado. Por essas razões o entendimento do paciente é importante.

Agende uma consulta e descubra qual o melhor tratamento.

imgTratamentoMelasma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agende uma Avaliação!