Importância da avaliação dermatológica para definição dos tratamentos estéticos

Importância da avaliação dermatológica para definição dos tratamentos estéticos

Na ansiedade de iniciar um novo tratamento estético, pode acontecer do paciente não dar a devida importância à realização de uma avaliação correta e necessária para o procedimento de interesse. Mas, a avaliação é extremamente importante para a segurança do paciente e deve ser realizada antes de iniciar qualquer procedimento estético, já que alguns tratamentos envolvem técnicas e substâncias que podem interferir tanto na saúde do paciente, quanto nos resultados, que podem ficar comprometidos se não forem observados alguns pontos no momento da avaliação.

Ou seja, se você busca bons resultados, proporcionados de forma segura, antes de mais nada procure um bom profissional médico dermatologista e realize uma AVALIAÇÃO COMPLETA, antes de se submeter a qualquer procedimento. Mas afinal, quando a avaliação estética deve ser realizada?

A avaliação estética deve ser realizada já na primeira consulta médica e normalmente conta com: preenchimento de uma ficha de anamnese/questionário do paciente, exame físico para avaliação da área a ser tratada e registro fotográfico para planejamento e acompanhamento, além da eventual solicitação de exames laboratoriais, que podem ser necessários antes de definir alguns protocolos específicos.

Confira a seguir um pouco mais sobre cada forma de avaliação estética e entenda a importância de cada uma delas antes de iniciar um tratamento estético:

Avaliação Física Minuciosa

A avaliação física, seja ela facial ou capilar é realizada com aplicação de uma luz correta, lupa e também com alguns testes sensoriais, toque, que podem fornecer informações importantes sobre o paciente. A análise do aspecto da pele/cabelo/unhas é essencial para identificar o tratamento ideal e quais devem ser evitados.

Anamnese/Entrevista

Qualquer consulta médica deve utilizar algumas perguntas para identificar o diagnóstico de um paciente. Em um consultório dermatológico não é diferente. A avaliação da saúde do paciente através de questionário e análise de exames é bastante comum e muito necessária, já que a partir dela são questionadas diversas questões relacionadas à saúde e histórico familiar. E ocasionalmente pode ser necessária a realização de exames laboratoriais, afinal, algumas informações importantes podem ser identificadas somente nos exames, e somente assim saber se o paciente está efetivamente apto para realizar o procedimento estético desejado.

Registro fotográfico

Esta etapa é conhecida como fotodocumentação, a fim de documentar através de fotos, todas as etapas de realização do tratamento escolhido. Além disso, a fotodocumentação facilita para o paciente notar os resultados do procedimento, com um antes e depois.

Definição de Protocolo

A definição das técnicas e dos protocolos de procedimentos dos tratamentos estéticos devem ser definidos com base no objetivo principal do paciente e da viabilidade de serem aplicados para o organismo.

Dermocosméticos

A avaliação estética também facilita a prescrição de tratamentos dermocosméticos, já que cada tipo de pele apresenta necessidades de tratamentos específicos, é na avaliação que o dermatologista pode identificar os dermocosméticos mais adequados com o tratamento e mais indicado para alcançar os melhores resultados de uma forma mais eficaz.

Tire suas Dúvidas!

Durante a avaliação é o momento para o paciente esclarecer todas as suas dúvidas e compreender de forma clara o tratamento que pretende realizar, as possíveis contraindicações, os benefícios, o tempo de duração, detalhes de aplicação e acompanhamento, entre outros.. por isso, pergunte!

Importância da avaliação estética

Além de ser fundamental para o profissional poder definir quais procedimentos são mais adequados para cada paciente, é na avaliação estética que podem ser identificadas queixas, contra indicações e assim, proporcionar maior segurança para a aplicação do melhor tratamento a ser seguido.

E, é durante a avaliação que se pode, por exemplo, identificar fatores que possam ocasionar complicações para realizar alguma técnica ou procedimento específico, que possam ocasionar alergias e até mesmo contraindicações a medicamentos que o paciente tenha. Por isso, esse momento é tão fundamental e decisivo para a definição da escolha do procedimento a ser realizado, conforme o objetivo estético a ser tratado.

A avaliação estética é a base para que o profissional construa um plano de tratamento robusto e eficiente, que guie os resultados rumo aos objetivos pretendidos pelo paciente.

Benefícios de uma avaliação estética

Realizar uma avaliação estética proporciona benefícios tanto para o paciente quanto para o profissional que irá atendê-lo. Afinal, é com base nela que todo o procedimento ou tratamento estético será baseado para obter os melhores resultados. É conhecendo o paciente e suas características individuais que o dermatologista poderá definir as melhores práticas a serem realizadas para obter os melhores resultados.

Conclusão

Uma avaliação estética detalhada costuma ter duração média de 45 minutos à uma hora, e, é fundamental para iniciar qualquer tratamento estético! A avaliação estética é um dos processos mais importantes para garantir a segurança e eficácia dos procedimentos estéticos a serem realizados. Conte com um profissional qualificado e realize sua avaliação já na primeira consulta presencial.

 

Fonte:
https://www.clinicorp.com/post/avaliacao-estetica

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agende uma avaliação!