Mitos e Verdades sobre o Ácido Hialurônico

Mitos e Verdades sobre o Ácido Hialurônico

O Ácido Hialurônico (AH) é uma substância ativa produzida naturalmente pelo organismo, mas que com o passar do tempo, acaba diminuindo sua produção, o que deixa a pele mais flácida, com rugas e desidratada. Por isso, para complementar esta produção deficitária do organismo, o mesmo já pode ser encontrado no mercado em diversas marcas, para aplicação. E como o Ácido Hialurônico está em alta na área estética, é normal surgirem algumas dúvidas e até mesmo alguns mitos sobre ele. Para esclarecer as principais dúvidas que o envolvem, confira a seguir uma relação de “10 Mitos e Verdades” relacionados ao ácido hialurônico, para entender melhor como este ativo age no organismo e o que não tem relação com ele.

10 Mitos e Verdades sobre o Ácido Hialurônico

O ácido hialurônico é o responsável natural do corpo humano por preencher os espaços entre as células, deixando a pele firme e com o aspecto lisinho, por isso, ele é um dos preferidos na rotina diária de cuidados para o rosto.

Para saber mais sobre ele confira a seguir o que é mito e o que é verdade sobre essa substância:

  1. Ácido hialurônico é adequado para todos tipos de pele?

VERDADE! Justamente por estar presente de forma natural no organismo, não há restrição sobre o uso do ácido hialurônico, que beneficia a hidratação e firmeza para todos os tipos de pele. Apenas para a versão injetável desta substância é que existe um risco mínimo de rejeição.

O ácido hialurônico pode ser usado em todos os tipos de pele (pele oleosa, sensível, seca), sendo ainda mais indicado para quem tem pele seca ou mista e como tratamento, a partir dos primeiros sinais de envelhecimento da pele. Sua indicação é de uso diário, logo no início da manhã, devido este ativo proteger a pele contra a perda de umidade que ocorre durante o dia, impedindo assim sua desidratação.

O Ácido Hialurônico pode inclusive ser combinado a outros ativos, como o Retinol, o que potencializa a hidratação da pele, reduzindo rugas e melhorando sua elasticidade.

  1. A exposição ao sol após o uso do ácido hialurônico pode manchar a pele?

MITO! O ácido hialurônico é incapaz de causar manchas na pele devido ao contato com o sol, como ocorre com outros ácidos, como salicílico ou retinóico. Mas, independente disso, é importante manter uma proteção para a pele diariamente, para que os raios UV não acelerem a produção de radicais livres no organismo.

  1. O creme com ácido hialurônico tem o mesmo efeito que o ativo injetável?

MITO! Enquanto o creme com ácido hialurônico tem função de melhorar os níveis de hidratação e minimizar as rugas gradualmente, o ácido hialurônico injetável tem como objetivo preencher partes específicas do rosto de forma instantânea, sendo bastante utilizado em procedimentos de harmonização facial.

Assim, a recuperação da pele feita com o uso de cremes é gradual, quando realizada diariamente, com os produtos adequados.

  1. Ácido hialurônico e botox são a mesma coisa?

MITO! O ácido hialurônico injetável e o botox, ou toxina botulínica, não são a mesma coisa e tem objetivos diferentes. Enquanto o botox (toxina botulínica) é injetado no músculo para relaxá-lo e, assim, diminuir as rugas, o ácido hialurônico injetável é aplicado apenas onde falta volume no rosto, dando sensação de preenchimento facial.

O organismo degrada naturalmente, com o passar dos anos, cerca de 1/3 do Ácido Hialurônico, fazendo com que a pele desidrate e perca a densidade. Desta forma, é fundamental repor esse ativo após a interrupção dessa produção. E uma grande vantagem é que o ácido hialurônico apresenta uma boa aceitação da pele, podendo ser usado tanto durante o dia, junto com o filtro solar, quanto à noite.

  1. Pode usar o ácido hialurônico em qualquer idade?

VERDADE! Apesar do ácido hialurônico ser bastante indicado para uso a partir dos 25 anos, para amenizar os primeiros sinais de rugas e envelhecimento da pele e para manter a pele lisinha por mais tempo, ele pode ser utilizado em qualquer idade, pois melhora os níveis de hidratação no rosto.

Seu uso vai muito além dos benefícios de um tratamento anti-idade, isso porque, o Ácido Hialurônico proporciona uma ótima hidratação, devolvendo uma aparência saudável da pele na região facial. E sua poderosa ação preenchedora é capaz de auxiliar na sustentação da pele, mantendo sua firmeza em dia, ao preencher os espaços entre as células, procedimento que auxilia na redução das linhas de expressão e rugas.

  1. O efeito do ácido hialurônico é permanente?

MITO! O efeito do ácido hialurônico não é permanente, nem através do uso tópico, nem pela aplicação injetável. No caso dos cremes, os primeiros resultados aparecem em alguns dias e é preciso reforçar a dose da substância diariamente para que eles permaneçam. Já no procedimento injetável, o tempo de efeito varia entre nove meses e um ano. Mas em nenhum dos dois casos o efeito é permanente.

  1. O ácido hialurônico ameniza a aparência das rugas?

SIM! O ácido hialurônico age preenchendo os espaços entre as células e melhora os níveis de hidratação do rosto, por isso, consegue amenizar as rugas e linhas de expressão, especialmente a partir dos 25 anos.

  1. Creme com ácido hialurônico substitui o hidratante facial?

DEPENDE! O creme com ácido hialurônico só substitui o hidratante facial se a concentração do ativo for alta e eficiente. Cremes contendo ácido hialurônico clássico + ácido hialurônico fragmentado na fórmula, tem um alto poder de hidratação e pode entrar no lugar do hidratante de rotina.

  1. Pode usar outros produtos junto com ácido hialurônico?

SIM! O ácido hialurônico pode ser combinado a outros produtos e ativos específicos para a pele, como a vitamina C, o retinol e outros. Inclusive, é importante realçar que essas combinações podem ser muito benéficas para a pele, mantendo-a ainda mais firme e hidratada.

  1. O creme com ácido hialurônico diminui a aparência das olheiras?

SIM! Porém, o creme com ácido hialurônico é mais eficaz para diminuir a aparência das olheiras profundas, justamente porque essa substância tem função de preenchimento. Mas, se o problema são olheiras pigmentadas demais, é necessário aliar o uso de ativos clareadores na rotina de cuidados.

 

Fonte:
https://www.loreal-paris.com.br/acido-hialuronico-10-principais-mitos-e-verdades-sobre-a-substancia-esclarecidos-na-materia

https://www.lojaadcos.com.br/belezacomsaude/acido-hialuronico-pele/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agende uma Avaliação!