Peles maduras: conheça os tratamentos estéticos para mulheres a partir dos 40 anos

Peles maduras: conheça os tratamentos estéticos para mulheres a partir dos 40 anos

 

É completamente natural para o organismo do ser humano, depois dos 40 anos, ocorrer mudanças naturais na estrutura da sua pele, especialmente no rosto, e que ficam mais visíveis, como por exemplo a perda da firmeza, da elasticidade e da hidratação. E, além do organismo reduzir drasticamente sua produção de colágeno, o corpo também começa a deixar de produzir elastina e ácido hialurônico, substâncias que em baixa concentração, refletem os sinais de flacidez, especialmente nos contornos do rosto e na região dos olhos.

Mas se para as mulheres, a chegada aos 40 anos de idade retrata bem essas mudanças naturais na estrutura da pele, como a perda de firmeza, da luminosidade e da hidratação, na área estética, há ditado que diz que “os 40 anos são os novos 30”. E, claramente, a realização de alguns procedimentos, cada vez mais modernos e eficazes, renovam a aparência da pele da paciente, resultando em um aspecto bem mais jovial e sadio, em comparação a aparência natural, sem a realização dos procedimentos.

Obviamente, não é preciso esperar chegar aos 40 anos de idade para procurar realizar uma revolução na pele, até porque os cuidados preventivos são extremamente importantes e deveriam ser hábitos de uma rotina saudável para todas as pessoas, homens e mulheres, desde sempre. Porém, realmente, após os 40 anos de idade, a pele pede uma atenção especial. “Em média, a partir dos 25 anos, ocorre uma redução de 1% ao ano na produção de colágeno”, explica a médica Raquel Moreira. “Nas mulheres, ocorre uma queda ainda mais acentuada quando chega a menopausa: uma perda de 30% nos primeiros cinco anos. Após a menopausa, a redução na produção de colágeno segue em um ritmo de 2% anual.”

Segundo ela, os sinais da flacidez ficam ainda mais perceptíveis nessa fase, principalmente na área dos olhos e no contorno do rosto, levando a uma acentuação de sulcos, como o bigode chinês. E as rugas também ficam mais aparentes e algumas até mesmo se tornam estáticas. Além do surgimento de manchas, provocadas pelo acúmulo da exposição contínua ao sol.

Mas, como já dissemos, com a evolução dos tratamentos estéticos, existem alternativas que promovem um efeito jovial na pele, sem prejudicar a naturalidade dos traços de cada paciente, que suavizam os sinais do tempo na pele, especialmente na região do rosto. Confira a seguir os tratamentos mais recomendados para essa faixa etária, que devem ser avaliados por um médico dermatologista:

Botox – Para minimizar as rugas
Popularmente conhecida como botox, a toxina botulínica tem ação preventiva e reparadora, e age nas rugas faciais, como os pés de galinha e as rugas da testa. É a técnica número 1, entre os procedimentos mais procurados no Brasil e pode ser a solução para quem quer minimizar as rugas no rosto.
Isso porque o botox é um dos principais tratamentos para linhas de expressão, responsável por paralisar os músculos que formam as rugas faciais. O resultado pode ser notado cinco dias após a aplicação e conta com uma durabilidade de 4 a 6 meses, aproximadamente.

Ácido hialurônico – Para preenchimento e reestruturação do rosto
Apesar do botox ser uma excelente opção para as rugas, para os sulcos mais profundos é necessário outro tipo de tratamento, pois eles não dependem de contração muscular, como acontece com o bigode chinês e com o vinco entre as sobrancelhas. É aí que entra o preenchimento com ácido hialurônico, que repõe o volume perdido, preenchendo rugas e sulcos, além de também poder ser aplicado para tratar as olheiras profundas.
Por isso, para esses casos, a injeção de ácido hialurônico, utilizada nas técnicas de preenchimento e harmonização facial, é a ideal para nivelar a estrutura do rosto. As aplicações de ácido hialurônico são injetadas nas rugas e sulcos, diminuindo sua profundidade e restaurando o contorno e o volume do rosto. O procedimento costuma ser utilizado para preenchimento de olheiras profundas, para aumento do volume dos lábios, para repor o volume perdido nas maçãs do rosto, mandíbula e têmporas, remodelar o nariz e até mesmo para rejuvenescer as mãos. A durabilidade dos efeitos deste procedimento costuma ser de até um ano.

Fios de PDO – Para tratar a flacidez do rosto
Os fios de PDO ou de sustentação, promovem uma espécie de lifting não-cirúrgico, de efeito imediato, além de aumentarem consideravelmente a produção de colágeno nas regiões de aplicação, proporcionando mais benefícios a longo prazo. Essa técnica utiliza fios de ácido polilático, uma substância que estimula a produção de colágeno pelos fibroblastos. Ou seja, eles dão sustentação à pele do rosto e tratam a flacidez, sem precisar de um procedimento invasivo.

Ultrassom microfocado – Para remodelar o contorno da face
Esta é uma alternativa eficiente para renovar a firmeza da pele e remodelar o contorno do rosto, agindo nas camadas mais profundas da pele e assim, diminuindo os sinais do envelhecimento, tratando as rugas do pescoço e a papada.
Esta tecnologia utiliza o calor para fortalecer a firmeza da pele. As ondas do ultrassom conseguem atingir e aquecer as camadas mais profundas da pele, onde a contração do colágeno começa enfraquecer, mapeando toda a estrutura da pele e realizando o tratamento nos locais necessários.

Radiofrequência – Para diminuir a celulite e a gordura localizada
A técnica da radiofrequência consegue aumentar a produção de colágeno através do calor, promovendo a compactação das células de gordura, facilitando sua eliminação. Assim, combate tanto a gordura localizada quanto trata a celulite e é eficiente na diminuição da papada do pescoço.

Blefaroplastia – Para rejuvenescer a área dos olhos
Esta técnica trata-se de uma cirurgia plástica, que retira o excesso de pele e gordura da pálpebra, levantando e rejuvenescendo o olhar, podendo ser aplicada tanto na pálpebra superior, inferior ou em ambas. Em algumas situações o botox pode ser aplicado juntamente com a blefaroplastia, para melhorar os resultados estéticos.

Diante de tantas possibilidades, é importante ressaltar: antes de escolher qualquer procedimento, é muito importante consultar um médico especialista no assunto. Somente a partir de uma avaliação médica é possível determinar o melhor protocolo para cada caso. Então, agende uma consulta e deixe a gente cuidar da sua beleza!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agende uma avaliação!