O peeling químico é um procedimento realizado a partir da aplicação de produtos químicos na pele. Estimula a renovação celular, a regeneração dos tecidos e o estímulo de colágeno. A aplicação destes ativos químicos leva à suavização de marcas de expressão, melhora das manchas, rugas, cicatrizes e estrias. Podem ser superficiais, médios ou profundos, de acordo com a profundidade da pele que se deseja atingir.
Peelings superficiais
Considerados um dos principais tratamentos para melhorar a qualidade da pele. Seus efeitos foram comprovados por estudos clínicos e através de biópsias, onde se observam alterações da estrutura da pele após a sua utilização. Visivelmente observa-se uma melhora da textura, do brilho e da aparência da pele, com a diminuição das manchas e atenuação das rugas finas.
Peelings médios
Os peelings médios são um pouco mais agressivos, pois atingem camadas mais profundas da pele que os superficiais. Geralmente, cicatrizam após 4dias, mas a pele tende a ficar vermelha por até 2 semanas. É preciso, no mínimo, 7 a 10 dias para voltar ao seu estado natural. É indicado para quem tem manchas, rugas superficiais e médias, sardas e cicatrizes leves. Melhora a textura e o viço da pele, fecha os poros e ameniza rugas. Em média, esse peeling pode ser feito a cada 6 meses.
Peelings superficiais seriados
A aplicação seriada dos peelings superficiais com intervalos que variam de 15 a 30 dias promove um efeito uniforme. Desta maneira, atinge com segurança as camadas mais profundas da pele, gerando os benefícios de um peeling médio. Esta técnica apresenta algumas vantagens, destacando-se a ausência de queimação e o não comprometimento da rotina diária da pessoa, pois a descamação resultante é discreta e não impede o convívio social.
Peelings profundos (Peeling de fenol)
O peeling profundo é aquele que penetra nas camadas mais profundas da pele. Por suas características de penetração na pele e estimulação de renovação celular, este peeling chega a resultados superiores em comparação a outros peelings.. Ameniza rugas médias e profundas, manchas, flacidez, cicatrizes de acne e estimula a produção de colágeno. Com estes peelings obtemos um rejuvenescimento intenso e natural.
Orientações
Antes do tratamento, as instruções podem incluir o desuso de certos medicamentos e a preparação da pele com cremes específicos. O peelingquímico é realizado a nível de consultório ( com exceção de peeling de fenol ) e tem duração aproximada de 30 minutos. A pele é limpa com um agente que remove os excessos de óleo e os olhos e cabelos são protegidos. Uma ou mais soluções químicas como ácido glicólico, ácido tricloroacético, ácido retinoico, ácido salicílico, ácido láctico ou fenol podem ser usados. O profissional sugerirá qual agente descamante é apropriado para você. A escolha é baseada no tipo de dano que a pele apresenta e no resultado desejado.
É importante evitar, imediatamente após o peeling químico, exposição demasiada ao sol, já que a nova pele é frágil e muito mais suscetível a ser danificada.