Peeling é todo processo em que há a remoção das camadas mais superficiais da pele com o uso de um produto químico. Ocorre destruição controlada de parte ou de toda epiderme, com ou sem a derme, levando à esfoliação e à remoção de lesões superficiais, seguida pela formação de um novo tecido dérmico e epidérmico.
Com essa remoção, a pele se reestrutura e se renova, além de haver estimulação da produção de colágeno, substância que dá firmeza à pele. Dessa forma, os peelings são indicados para tratamentos de rejuvenescimento facial, do pescoço, colo, mãos, braços e antebraços, manchas na pele, cicatrizes de acne, flacidez, entre outros problemas de pele. Mas o resultado varia conforme a profundidade do peeling feito.
Profundidade do peeling
Peeling superficial: o procedimento compreende o uso de ácidos de baixa concentração tais como os tricloroacéticos, retinóides e salicílicos.
O objetivo do peeling superficial é retirar a camada mais superficial da pele com discreta ou nenhuma descamação visível, atuando apenas nas camadas superficiais da epiderme.
Dessa forma, ele vai melhorar o aspecto, turgor e hidratação da pele, além de clarear levemente o tom da pele. Com a frequência e indicação corretas, pode auxiliar na melhora das rugas muito superficiais, “secar” espinhas, acelerar a resposta da pele ao tratamento com os cremes, melhorar as manchas mais rápido etc.
Peeling médio: o objetivo deste peeling é destruir e esfoliar a epiderme quase que totalmente e tem como indicação a atenuação das rugas finas e médias e alguns tipos de manchas da pele mais superficiais. Além disso, tem a capacidade de renovar a camada externa da pele, estimulando também a formação do colágeno.
Ele inclui os tratamentos com ácido glicólico e ácido tricloroacético em maior concentração.
Peeling profundo: o ácido mais utilizado neste tipo de peeling é o fenol. Ele é um peeling mais complexo de ser feito, mas os resultados são muito superiores aos outro peelings.
INDICAÇÕES DO PEELING
Ao remover uma camada da pele, o peeling obriga a pele a se reestruturar e se renovar, além de haver estimulação da produção de colágeno, substância que dá firmeza à pele. Dessa forma, os peelings são indicados para tratamentos de rejuvenescimento, manchas na pele (como o melasma), cicatrizes de acne, manchas no dorso das mãos e antebraços, flacidez, entre outros problemas de pele.
CUIDADOS ANTES DO PEELING
Antes do peeling é importante a consulta com um profissional especialista, que avaliará o melhor peeling para cada caso e também indicará os cuidados necessários de acordo com o método escolhido.
De modo geral, é importante tomar cuidados com a proteção solar, para não danificar a pele. Além disso, normalmente é indicado o uso de ácidos mais suaves por entre 15 e 30 dias para preparar a pele para o peeling. Normalmente são usados cremes com ácido retinóico, glicólico e hidroquinona.
CUIDADOS APÓS O PEELING
Os cuidados variam de acordo com o peeling feito, por isso o mais importante é seguir as orientações do responsável pela execução do peeling.
No entanto, em todo peeling, como a pele fica sensível por um tempo, é importante reforçar a proteção solar, reaplicando o filtro a cada três horas.
O tempo de regeneração da pele varia conforme o tipo de peeling. Em peelingssuperficiais, esse tempo normalmente é de até 5 dias, já os tipos mais profundos podem levar de 30 a 45 dias para a pele se recuperar totalmente.
ANTES E DEPOIS DO PEELING
Os resultados variam conforme o tipo de peeling feito: