Pessoas com hiperidrose suam excessivamente e de forma imprevisível, mesmo quando a temperatura está baixa ou quando estão descansando.
Causas da hiperidrose
Suar ajuda a manter o corpo frio. Na maioria dos casos, é perfeitamente natural. As pessoas suam mais em temperaturas quentes, quando se exercitam ou em resposta a situações que as deixam nervosas, envergonhadas ou com medo.
No entanto, o suor excessivo ocorre sem esses gatilhos. Pessoas com hiperidrose parecem ter glândulas sudoríparas superativas. O suor incontrolável pode levar a desconforto significativo, tanto físico como emocional.
Quando o suor em excesso afeta mãos, pés e axilas, é chamado de hiperidroseprimária ou focal. Na maioria dos casos de hiperidrose primária, nenhuma causa é encontrada. Parece ser hereditária.
Tratamento da hiperidrose
Entre os tratamentos disponíveis podemos incluir:
Antitranspirantes
Suor em excesso pode ser controlado com antitranspirantes (antiperspirantes) fortes, que tapam os ductos sudoríparos. Produtos contendo hexaidrato cloreto de alumínio a 10% ou 20% são a primeira linha de tratamento para sudorese nas axilas. Alguns pacientes podem usar um produto contendo uma dose maior de cloreto de alumínio, que é aplicado à noite nas áreas afetadas.
No entanto, antiperspirantes podem provocar irritação na pele, e grandes doses de cloreto de alumínio podem estragar as roupas.
Toxina botulínica
A toxina botulínica tipo A é o tratamento mais utilizado na Clínica Felipe Melettipara o tratamento de sudorese severa nas axilas, palmas e plantas. Procedimento eficaz, é feito sob anestesia local com retorno às atividades diárias logo após a realização do procedimento. A aplicação é realizada normalmente uma vez por ano.