Cicatriz de Acne

A acne é uma doença que atinge principalmente adolescentes, mas que também pode afetar adultos, principalmente mulheres entre 20 e 45 anos. Algumas pessoas desenvolvem formas mais graves de acne, que podem deixar sequelas cicatriciais, como manchas e alterações da superfície da pele, principalmente cicatrizes deprimidas.

O uso de medicações tópicas contendo ácidos e clareadores é indicado, porém pouco eficazes quando utilizados sozinhos. Alguns procedimentos realizados em consultório são necessários e trazem resultados bastante satisfatórios.

Vários tratamentos podem ser utilizados para a correção destas cicatrizes e a indicação de cada um deles depende de cada caso. Em uma mesma pessoa pode ser necessária a utilização de mais de um método para se obter um melhor resultado. Nestes casos, o tratamento pode ser demorado, pois um procedimento pode não ser compatível com o outro. Paciência e controle da ansiedade são recomendados. A melhora da pele pode demorar, mas os resultados vão persistir para sempre.

É importante ressaltar que estes procedimentos devem ser realizados apenas por médicos treinados e nunca por profissionais não médicos, pois sempre existem riscos de efeitos adversos, mesmo quando realizados adequadamente.

Veja a seguir as técnicas mais frequentemente utilizadas na Clínica Felipe Meletti:

Laser de CO2 fracionado

É um dos melhores tratamentos para cicatriz de acne. Atua na derme (camada intermediária da pele), produzindo pequenas e profundas colunas térmicas na pele, deixando pontes de pele intactas ao redor dessas colunas, o que permite uma cicatrização rápida e segura. Com isso, ocorre a retração do colágeno antigo e a produção de um novo colágeno, levando a uma melhora da flacidez cutânea e suavização das cicatrizes de acne.

Subcisão

Técnica cirúrgica usada para a correção de cicatrizes deprimidas e outras alterações do relevo cutâneo. Nessas alterações, a pele encontra-se retraída por septos de fibrose abaixo da superfície da pele. Com a técnica, as traves fibrosas subcutâneas são seccionadas (cortadas) para liberar a tração que elas exercem sobre a pele.

Também são seccionados vasos sanguíneos, presentes junto aos septos, resultando na formação de hematomas. Esses hematomas estimulam a formação de um novo tecido conjuntivo, que vai atuar preenchendo o local tratado e redistribuindo a gordura, as forças de tração e de tensão.

Peelings químicos

Podem ser superficiais, médios ou profundos, de acordo com a profundidade da pele que se deseja atingir. Os peelings promovem a renovação da pele, secam as espinhas ativas e amenizam as cicatrizes. Além de auxiliarem no tratamento de manchas pigmentares e estimularem a produção de colágeno. Peelings superficiais repetidos e realizados em pequenos intervalos de tempo são indicados, principalmente, para o tratamento de manchas causadas pela acne.

Além de clarear as manchas, os peelings melhoram a textura da pele, que fica mais uniforme e melhora o seu aspecto como um todo. Se as cicatrizes forem mais profundas, os peelings médio e profundo podem ser utilizados. Os resultados são mais aparentes quanto mais profundos são os peelings.

Luz intensa pulsada (LIP)

Auxilia na retração dos poros, melhora as manchas de pigmentação residual, proporciona o fechamento de pequenos vasos e estimula o remodelamento e produção de colágeno, contribuindo assim para melhora das cicatrizes. Além disso, promove a diminuição da vermelhidão nas acnes ativas.

Preenchimento com ácido hialurônico

Procedimento realizado com a injeção de ácido hialurônico sob a lesão deprimida e distensível, com a finalidade de elevá-las ao nível normal da pele. Atualmente, novidades nas técnicas de injeção vem trazendo excelentes resultados.

Microagulhamento

Técnica em que se utiliza um aparelho cilíndrico ou uma caneta compostos por microagulhas. Esta, penetram na pele várias vezes, fazendo com que haja um pequeno processo inflamatório local com liberação de fatores de crescimento, melhorando a estrutura da pele através da neocolagênese (formação de novo colágeno) e do aumento da microcirculação local. Isso promove o aumento do aporte de nutrientes e de oxigênio, acelerando a eliminação de metabólitos e toxinas.

Microdermoabrasão

Procedimento realizado através de um equipamento que faz uma leve sucção da pele e libera microcristais sobre a mesma. Promove a remoção das células mortas, o que facilita a ação de cosméticos, além de auxiliar na estimulação da produção de colágeno, melhora das cicatrizes, manchas de pigmentação, rugas finas e restabelecendo a estrutura da pele.

× Agende uma Avaliação!