Estrias são lesões causadas pelo estiramento excessivo da pele, em que há o rompimento de fibras colágenas e elásticas. As estrias recentes possuem a coloração rosada ou arroxeada, são acompanhadas por um processo inflamatório local e podem apresentar discreta coceira. Já as antigas, são brancas e possuem um grau de atrofia mais intensa, não havendo inflamação. Nas pessoas de pele morena ou negra, as estrias podem aparecer com uma coloração mais escura.
Os locais mais comumente acometidos pelas estrias nas mulheres são os flancos, coxas, glúteos, abdômen e seios. Já nos homens, são os ombros, braços e dorso.
Causas das estrias
Elas ocorrem, geralmente, quando há aumento abrupto do volume corporal: gravidez, aumento de peso, colocação de próteses de silicone, uso de anabolizantes ou por alterações hormonais. O uso prolongado de tratamentos com corticóides, tanto tópico quanto oral, pode desencadear o surgimento. Lembrando sempre que fatores genéticos também estão envolvidos.
Prevenção das estrias
A melhor prevenção é evitar os fatores que podem levar ao surgimento. Então, é fundamental manter o peso constante, evitar o uso prolongado e inadvertido de corticóides e evitar o uso de anabolizantes. E, claro, apostar na hidratação da pele.
Tratamento das estrias
Como as estrias são lesões irreversíveis, é importante lembrar que não há cura total, mas significativa melhora da aparência. Os tratamentos disponíveis possuem a capacidade de melhorar o aspecto estético das estrias e sua eficácia dependerá da fase da estria, do local de acometimento e da espessura (larga ou fina). Além disso, fatores individuais como genética, idade e raçainfluenciam no sucesso do tratamento.
Em relação aos tratamentos, preconiza-se que seja feito o mais precoce possível (estria arroxeada). Essa precocidade interfere diretamente no resultado estético final. Na grande maioria das vezes para se chegar a um resultado satisfatório é necessário a combinação de vários procedimentos, como:
Laser de CO2 fracionado
É um dos procedimentos mais eficientes e utilizados no tratamento de estrias. Ao emitir pequenos feixes de luz, o laser retira a parte danificada da pele, estimula a produção de colágeno e elastina, proporcionando em poucas sessões uma aparência mais uniforme, levando à diminuição do tamanho e da espessura das estrias.
Peelings Químicos
Procedimento realizado a partir da aplicação de produtos químicos na pele, que promovem a retirada das camadas danificadas da epiderme, estimulam a renovação das células, melhoram a irrigação sanguínea e a textura. Também estimulam a produção de colágeno e elastina, o que atenua o aspecto da estria.
Mesoterapia + Microagulhamento
Tratamento que consiste na aplicação de um combinado de substâncias na derme ou no tecido subcutâneo (gordura) auxiliado pelo microagulhamento. O objetivo das microagulhas é promover a “quebra da fibrose”, estimulação de células fibroblásticas para a produção de fibras de colágeno, aumento da drenagem linfática e microcirculação local. Pela via intradérmica, os medicamentos não tem o risco de serem metabolizados antes de chegarem ao local de ação, o que proporciona um tratamento mais efetivo e rápido. O número de aplicações depende de cada caso, bem como da região do corpo a ser tratada, da idade do paciente e da intensidade do problema. Elas podem ser feitas 1 vez por semana ou a cada 15 dias, pois a ação dos medicamentos pode durar alguns dias. A mesoterapia é um método que demonstra resultados positivos e pode ser realizada em praticamente todos os locais do corpo.
Luz Intensa Pulsada (LIP)
Método em que um aparelho gera uma energia convertida em feixes de luz que têm efeitos específicos sobre as camadas da pele. Ideal para ser utilizado nas estrias recentes, atuando na estimulação da produção de colágeno e elastina e na diminuição da microcirculação local, uma vez que promove o fechamento dos microvasos locais. Faz com que haja uma contração da estria, o que leva a uma diminuição do diâmetro e suavização da cor. Em média são necessárias 3sessões.
Subcisão
Técnica cirúrgica usada para a correção de estrias, cicatrizes deprimidas, cicatrizes de acne e outras alterações do relevo cutâneo. Nessas alterações, a pele encontra-se retraída por septos de fibrose abaixo da superfície da pele. Com a técnica, as traves fibrosas subcutâneas são seccionadas (cortadas) para liberar a tração que elas exercem sobre a pele. Também são seccionados vasos sanguíneos, presentes junto aos septos, resultando na formação de hematoma. Esse hematoma estimula a formação de um novo tecido conjuntivo, que vai atuar preenchendo o local tratado e redistribuindo a gordura, as forças de tração e de tensão.
Dermoabrasão
Procedimento em que se utiliza uma ponteira diamantada que promove a remoção mecânica da camada superior da pele, o que melhora a circulação sanguínea superficial, estimula a formação de colágeno, elastina e ácido hialurônico, levando à suavização das estrias. Esse método pode ser associado ao peeling químico com bons resultados.